Drop 03 - JAPANDI

Dá uma olhada na sua mesa, no seu quarto, na sala, no seu guarda-roupa… Quantas das coisas que você tem, utiliza todos os dias? Quantas você acha que são realmente necessárias pra você? Pouquíssimas né? Não precisa se sentir mal, muitas pessoas são assim. A questão é se essas coisas nos trazem valor ou estão apenas ocupando um espaço no ambiente. O tema do drop 03 - Japandi - veio pra passar a mensagem da simplicidade, conforto e do minimalismo.

japandi

Unindo o minimalismo zen japonês com o aconchego escandinavo, surgiram nos últimos anos - como um fenômeno na web - termos como "japanordic" ou "scandinesa", que mais tarde evoluíram à expressão "Japandi". Japandi é uma tendência dentro da decoração de ambientes, unindo o design simples porém elegante dos países nórdicos, e a filosofia de vida japonesa. Mais especificamente, a união dos termos “wabi sabi” e “hygge” é o que dá origem à tendência Japandi.

Wabi Sabi ("わび さび"), com origem no Budismo zen, é um conceito exclusivamente japonês que não possui uma tradução exata para qualquer outra língua. Neste modo de ver as coisas, é constantemente valorizada a imperfeição, a assimetria, a irregularidade e a modéstia como atributos de beleza. É conseguir ver a beleza em tudo, até nas coisas mais insignificantes da vida, mesmo que estas estejam repletas de falhas e rachaduras. No geral, a gente pode dizer que “wabi” é a simplicidade, a elegância e o rústico e o “sabi” significa a beleza da idade, do desgaste e das rugas do tempo.

Por outro lado, Hygge ("Sjovt") - antiga expressão dinamarquesa - é um termo utilizado no norte da Europa, sem tradução direta para o português. Em países onde o sol quase não aparece, as noites são longas e os dias muito frios, as pessoas passam muito tempo dentro de casa, com a família, jogando… Hygge preza pelo conforto e tudo aquilo que gera bem-estar, de uma maneira muito orgânica - como apreciar um raio de luz, por exemplo. Toda atmosfera acolhedora, que traz sensação de conforto e bem-estar pode se encaixar como “hygge”.

Esse universo “japandiano” entrou com tudo no mundo do design, e muitos produtores de conteúdo do segmento trouxeram o tema para seus blogs e Instagrams. Se “dermos um Google” em Japandi, com certeza vai aparecer um quarto, sala ou espaço que parece ser muito confortável. As principais características dos ambientes que seguem essa filosofia são cores claras, contrastando com detalhes em cores escuras (como bordeaux), poucos móveis, muito espaço, uso de materiais naturais como madeiras mais escuras, fibra natural e muitas plantas.

Embora Japandi esteja muito presente no meio do design de interiores, essa abstração pode ser levada como cultura de vida. Nesse drop resolvemos trazer o conceito para uma camiseta. A escolha do tema teve muito mais a ver com a filosofia por trás, do que com o estilo Japandi em si. Foi a nossa forma de passar esse sentimento de satisfação com a vida, de saber que a felicidade realmente está nas coisas pequenas, se pararmos para observar. Além disso, reconhecer que a vida é transitória. Estamos aqui de passagem. Bora apreciar os bons momentos da vida.

Felipe Martins
Mercado e Pessoas

"A simplicidade é o último grau de sofisticação."
Leonard Thiessen

Acompanhe nossos conteúdos seguindo a Stuff's no Instagram e se inscrevendo na newsletter abaixo.